Cálculo Renal em Cães
Cães também sofrem de muitas doenças semelhantes a nós, os humanos. Uma das mais comuns são os cálculos renais, também conhecidas como pedra nos rins.
Animais de qualquer raça, sexo, e idade podem desenvolver cálculos renais, mas geralmente os animais mais velhos são os mais afetados.
Pesquisas recentes indicam que aproximadamente a metade dos cachorros com mais de 10 anos podem apresentar problemas renais.
Schnauzer miniatura, Poodle miniatura, Yorkshire Terrier, Shih Tzu, Lhasa Apso, Cocker, Bichon, Spaniel costumam formar pedras nos rins com mais frequência.
Os sintomas em cães basicamente variam de acordo com a posição das pedras, mas de uma forma geral, sangue na urina e dor ao urinar são os mais comuns.
O diagnóstico deve ser feito por um Médico Veterinário, que através de exames de urina e ultrassom terá um panorama preciso da saúde do animal.
O Médico Veterinário poderá optar por um tratamento focado nas mudanças de hábitos do animal (e dos donos) ou pelo tratamento cirúrgico. Tudo irá depender do estado do animal e do tipo e local do cálculo.
A formação de cálculos renais é menos frequente em urinas mais diluídas em água, por isso separamos algumas dicas importantes:
Deixe água disponível durante todo o dia.
Se o animal tem resistência a se hidratar, adicione um pouco de água na comida, deixando uma consistência mais úmida e menos sólida.
Crie condições para que o cão possa urinar sempre que quiser.
Faça com que ele se exercite diariamente, pois assim a hidratação do animal será maior.
Mantenha uma rotina de visitas ao Médico Veterinário, que poderá monitorar a saúde do animal e se necessário sugerir uma dieta específica às condições diagnosticadas.