Origem das Raças: Lhasa Apso
Hoje voltaremos um pouquinho no tempo para descobrir a origem da raça Lhasa Apso.
Sua história está entrelaçada com as crenças budistas, e há relatos de sua origem nos anos de 1500 no Tibete.
Esse é o motivo da palavra Lhasa. Capital do Tibete.
Como o Tibete está localizado em uma região muito montanhosa, era comum a existência de avalanches. E os monges tibetanos acreditavam que os cães da raça Lhasa conseguiam prever estes desastres naturais.
Além disso, os cães também tinham um papel de cães de guarda do mosteiro, emitindo um alerta para os visitantes, dando assim origem ao seu nome nativo de Abso Seng Kye (Cão-Leão Sentinela que Late). Por ser considerado tão especial, jamais poderia ser vendido e somente era presenteado a altos dignitários e autoridades políticas. Ganhar um Lhasa era um sinal de apreço extremo.
Os primeiros Lhasa Apso foram vistos no mundo ocidental em 1930, que chegavam como presentes do 13º Dalai Lama (líder religioso do Budismo Tibetano). No Brasil, demorou uma pouco mais para chegar.
A raça foi trazida na década de 60 pelo criador Denis Duveen, e hoje aproximadamente 60 anos depois é um sucesso em muitas famílias brasileiras!
E você? Quer conhecer a história de outras raças? Qual a raça de seu amigo de quatro patas? Divulgue as fotos deles e sua sugestão aqui nos comentários e teremos o prazer de publicarmos.
Até a próxima!