Mas Afinal: Quem é o Chefe?
Cães são descendentes de lobos.
E como os lobos são animais que vivem em grupo, sempre existe um chefe, um líder, que tem todos os privilégios e regalias, frutos de sua liderança sobre os demais.
Por mais distante que isso possa parecer do nosso dia a dia, é muito comum alguns cães desenvolverem este instinto dentro de casa e se tornarem praticamente o “chefe” da família, impondo regras e hábitos que seus donos não conseguem mudar.
Estes são os cães dominantes.
A dominância nos cães pode ser uma característica desafiadora para seus donos lidarem, pois fazem seus donos se sentirem como se fosse impossível treiná-los.
Alguns sinais claros de dominância nos cães são quando eles puxam a coleira, latem quando recebe um comando, pulam sobre as pessoas e os móveis, marcam seu território urinando em objetos, mastigam e guardam objetos além de desobedecerem a comandos simples, como “não” ou “fica”. Este comportamento dominante pode ser mais complexo do que se imagina, pois o cão pode ser dominante apenas com os donos, ou apenas com outros cães, e desta forma o mais indicado é buscar um especialista (adestrador) para identificar a quadro exato de dominância e minimizar este comportamento no animal.
Algumas dicas interessantes:
Os lobos, chefes da matilha, sempre comem primeiro. Por isso, tente criar um hábito de fazer primeiro sua refeição, antes de alimentar o cão.
Quando for passar por uma porta, entre primeiro e deixe o animal vir logo atrás, simbolizando assim sua liderança.
Na hora do passeio, mantenha a coleira firme, mostrando quem é o dono.
Se o cão se comportar de modo inadequado perto da família, deixe-o longe das pessoas durante uma ou duas horas. Quando retornar, observe se ele melhorou.
E o mais importante de todas as dicas: valorize as boas ações do cão. Adestrar um cão através de reconhecimento e amor pelas atitudes corretas é a melhor forma de ensinar e fortalecer a relação de amor entre o animal e a família.