Estresse e Ansiedade em Cães
Os cachorros são animais inteligentes e sensíveis.
Conseguem absorver o que está acontecendo a sua volta, ao ponto de entender nossos sentimentos através de detalhes ou mudanças em nosso comportamento.
Desta forma, alguns cães podem ter dificuldade em lidar com uma série de situações do cotidiano, apresentando um diagnóstico de estresse e depressão.
Podemos perceber que um cão está estressado quando apresenta um comportamento repetido e incessante como morder o próprio rabo, latir durante horas, dificuldade para se concentrar em um comando, perda de pelo, ofegar em excesso.
Frequentemente as causas estão dentro de casa, e se conseguirmos mudar alguns costumes do dia a dia, já é possível minimizar o problema.
Por isso, separamos algumas das principais causas de estresse nos cães.
Período de Férias: Geralmente são as fases em que os animais se sentem mais estressados, devido, em grande parte, ao movimento de pessoas, viagens e especialmente à queima de fogos.
Ambiente agitado: Um ambiente onde há muito barulho, discussões constantes, ruído, também podem causar estresse no animal.
Falta de exercícios físicos: Cães que ficam em ambientes muito pequenos durante grande parte do dia, sentem uma necessidade de extravasar a energia contida. Se isso não acontece o animal pode ficar triste ou ansioso.
Solidão ou abandono: Evite deixar o cão sozinho por muitas horas seguidas. Diferente do que se pensa, o animal consegue perceber a diferença entre alguns minutos e algumas horas. Assim você evita que o animal se sinta abandonado.
Dependendo do grau de do estresse o animal pode desenvolver doenças na pele, queda de resistência, e consequentemente diversas outras patologias.
Por isso, se perceber esses sintomas, procure um Médico Veterinário para avaliar o quadro clínico do animal e realizar os tratamentos necessários.