Gestação Canina
Nada como receber a notícia de que há uma gravidez na família!
E mesmo quando se trata de nossa cadelinha de estimação, a gestação (planejada ou não) também merece muitos cuidados e atenção. Neste caso, existem alguns pontos importantes que devem ser ressaltados.
Em primeiro lugar, leve a cadelinha ao médico veterinário, que através de exames checará se está tudo ok com a saúde da “mamãe”. Para confirmar se a cadelinha realmente está grávida, não se pode fazer um teste de gravidez com uma ferramenta que encontramos nas farmácias, pois estes testes são feitos para detectar um hormônio que apenas está presente no ser humano.
Para se certificar, o veterinário realizará os passos necessários para a confirmação ou não da gestação.
Nos cães, a gestação dura em média 63 dias, ou seja, cerca de 9 semanas, podendo variar entre 56 e 70 dias, de acordo com o momento exato da fecundação.
A partir do 42º dia, o ritmo de crescimento dos cachorros se altera e a cadela entra no último terço da gestação.
Algumas cadelas começam a produzir leite na semana anterior ao parto.
Isto é, normalmente, um sinal de que o nascimento está próximo.
A silhueta da cadela modifica-se e, frequentemente, ela começa “a fazer o ninho”. Deve, portanto, estar atento e providenciar um local calmo e resguardado que a cadela possa utilizar.
Devemos sempre manter uma rotina de visitas ao veterinário para se certificar que a gestação está correndo bem, além de receber as orientações necessárias de como cuidar dos recém-nascidos.
Se você tem uma cadelinha que está passando por este momento tão especial, compartilhe este momento com a gente e poste uma foto aqui nos comentários.